STTAMP
Groundforce - Informação sobre a reunião de negociação do Acordo de Empresa de 21/06/2023
Caros Associados
Realizou-se, hoje, mais uma reunião com o putativo investidor, Menzies, com vista ao processo de revisão do Acordo de Empresa. Antes de avançarmos para a discussão da proposta que nos iria ser apresentada, quisemos saber se alguns temas levados à mesa em reuniões anteriores, tinham resposta efetiva. A saber:
Resolução da situação dos trabalhadores que se encontram no mesmo escalão há mais de 7 anos;
Resolução da situação dos trabalhadores que desempenham funções de chefia em regime de contrato e com pagamento por diferencial;
Resolução da situação dos trabalhadores que trabalhavam na Groundforce em 2011/2012 e que com a integração no novo AE ficaram muito penalizados;
Subsídio de transporte para todos os trabalhadores da Groundforce;
Parque de estacionamento para todos os trabalhadores, sendo nossa intenção que a medida abranja todo o universo de trabalhadores, sejam eles efetivos ou contratados.
Sobre os pontos acima referidos, estando o subsídio de transporte e a questão do estacionamento sanadas, quanto aos restantes pontos, a Menzies assumiu fazer um esforço suplementar para a resolução dos mesmos, sendo que a questão da colocação das chefias no Grau VIII – conforme previsto no AE – tem um impacto nulo nas contas da empresa.
Damos ainda nota de que houve uma tentativa por parte do investidor em aproximar a sua proposta à proposta por nós enviada e, que no nosso entender, melhor assegura os direitos e condições de trabalho de todos os trabalhadores da Groundforce.
Realçamos, no entanto, estarmos ainda longe de um entendimento.
A proposta trazida hoje pelo investidor, pese embora tenha como foco principal o modelo operacional a ser implementado, de modo que a empresa se torne mais eficaz e consequentemente mais competitiva, continua ainda afastada das nossas pretensões em pontos que consideramos essenciais para os trabalhadores, nomeadamente no que diz respeito à ainda insistência na suspensão das carreiras e anuidades até à obtenção das licenças, isto é 2025.
Foram também postas em cima da mesa outras propostas, tais como: .
Trabalho em esquema de rotação 4-2 (ainda em análise);
Possibilidade de ter pessoal fora do esquema de rotação para cobrir picos de trabalho / férias / doença;
Esquema de rotação publicado com 15 dias de antecedência para um mês inteiro;
Zonamento do Aeroporto LIS: Trabalho por Zonas
Salas para descanso e toma de refeição perto de cada zona
Trabalho por Equipa – Multi tasking;
Férias -
1JAN-31DEZ (na falta de acordo entre trabalhador e empregador);
Dias de férias de segunda a domingo
1 período obrigatório de duas semanas
2 períodos obrigatórios de uma semana .
Trocas - 72 horas de antecedência;
1 hora de diferença na entrada não é considerada troca;
Mais uma vez, voltamos a lembrar a empresa e o putativo investidor, que sem números que nos esclareçam o verdadeiro impacto das medidas propostas quer pelos Sindicatos aqui designados, quer pela empresa, continuamos impedidos de fazer um trabalho sério e eficaz.
Continuaremos as negociações, à partida, no dia 27 de Junho, sendo certo que estaremos sempre disponíveis para qualquer esclarecimento.
Comentarios