© 2017 - STTAMP - Todos os direitos reservados

Design & Development by VStudios INC

  • Twitter - White Circle
  • Facebook - White Circle

STCP - Informação aos trabalhadores

13.05.2019

STTAMP

Caros Associados 

 

Tendo em conta diversas situações que recentemente têm sido colocadas pelos trabalhadores, o STTAMP solicitou ao CA uma reunião com o propósito de questionar e apresentar um conjunto de soluções credíveis e exequíveis para a resolução, das questões que neste momento preocupam os trabalhadores.

Com efeito, tal reunião teve lugar no passado dia 6 de Maio, na qual, entre outros assuntos foram abordadas questões pertinentes que carecem de um esclarecimento.

 

REGALIA DE TRANSPORTE

Relativamente à questão dos títulos de transporte, considerando as recentes alterações ao tarifário para o público, é nosso entendimento que os títulos disponibilizados aos trabalhadores e seus familiares, nos termos do disposto no Acordo de Empresa, também deverão ser enquadrados neste conceito uma vez que o tarifário “Rede Geral STCP” será descontinuado.

Aguardamos que prevaleça o bom senso e como o entendimento da STCP é diferente do nosso, a questão terá que ser devidamente interpretada à luz do Direito.

 

DESCANSOS AO DOMINGO DE 3 EM 3 SEMANAS PARA OS GUARDA-FREIO

Um outro assunto em debate foi a questão da aplicação dos descansos de 3 em 3 semanas ao Domingo aos Guarda-freios que, como é sabido, a empresa insiste na sua não aplicação argumentando com a escassez de recursos humanos e absentismo, não apresentando até agora solução que viabilize a resolução do problema.

 

O STTAMP continuará a bater-se para conseguir atingir este objectivo e envidará todos os esforços para que esta regalia seja estendida e reconhecida a estes trabalhadores, caso contrário não nos restará outra alternativa, senão promover outras formas de luta. Pretendemos ainda valorizar esta categoria profissional dentro do quadro laboral da empresa através de um novo enquadramento deste tipo de funções nas alterações que reivindicamos para introduzir na revisão do SEP. Esta categoria profissional e as funções a ela adstritas devem ser alavancadas para níveis superiores como exigem as competências necessárias para o seu desempenho. O CA manifestou abertura para analisar esta situação a contento, aquando do processo de revisão do SEP

 

CRÉDITO DE HORAS PARA FORMAÇÃO

Foi ainda abordada a questão do crédito de horas para formação, no seguimento da decisão obtida em acção jurídica recente, que condena a STCP a ressarcir os trabalhadores por não lhes ter sido ministrada a formação anual de 35 horas a que têm o direito. A empresa está estudar a decisão do tribunal, mas vai alegando que não concorda com a decisão. No entanto informou que a decisão final sobre o assunto irá incidir de igual forma sobre todos os trabalhadores independentemente do Sindicato que os represente.

 

O STTAMP disponibiliza-se desde já para analisar as questões e dúvidas que nos sejam colocadas pelos trabalhadores relativamente a este assunto e coloca também o seu gabinete jurídico ao serviço dos sócios, que assim o entenderem.

 

STTAMP: MAIS PERTO DE QUEM TRABALHA

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

logotipo STTAMP
Informação relacionada
Please reload

Please reload

Arquivo
Procurar por temas