STCP,SA - Informação aos trabalhadores

03.01.2020

STTAMP

O STTAMP vem informar que foram já efetuadas reuniões distintas de negociação tanto para o AE como para alteração do Sistema de Evolução Profissional, sendo que o ponto de situação é aquele que abaixo se descrimina:

 

ACORDO DE EMPRESA

 

O CA apresentou uma proposta de calendarização para aplicação dos aumentos salariais ainda incompleta, que passará por um aumento faseado, com determinado montante (... ainda não especificado!) a pagar já no final de Janeiro e o restante após o culminar do processo de municipalização em curso, o que se espera vir a acontecer em meados deste ano. Ainda segundo esta proposta, o montante global de aumento consensado terá sempre efeitos retroativos a Janeiro. O CA promoveu o agendamento de uma reunião com as ORT's ainda durante este mês, para especificar o aumento proposto e determinar os pormenores da atualização salarial. O STTAMP aguarda a consubstanciação da proposta para análise e posterior decisão, mas espera que o CA se aproxime da proposta por nós enviada em devido tempo. O STTAMP julga que existem outras matérias no AE que necessitam de atualização e indagou já junto do CA da necessidade de o quanto antes "abrir" a negociação, para que não incida unicamente na atualização da tabela salarial, mas também em outras matérias que julgamos de extrema importância para os trabalhadores, em especial dos nossos associados.

 

SEP – Sistema de Evolução Profissional

 

A empresa depois de auscultar os sindicatos e analisar as diferentes propostas, optou por conceber atualizações ao SEP, que passam por uma maior amplitude nos grupos salariais das diferentes carreiras profissionais, e tenciona reformular algumas funções e carreiras como sejam os guarda freios, que vindo ao encontro do proposto pelo STTAMP, terão uma carreira profissional equiparada aos motoristas. Também na área oficinal e segundo a mesma proposta haverá mudanças significativas, que tenderão a melhorar as condições e a tornar a carreira mais aliciante. A iniciativa carece de uma proposta formal, que mais uma vez ficou de ser apresentada durante o corrente mês, e só terá o nosso aval se para além das alterações já enunciadas se verificar uma melhoria transversal para todas as carreiras existentes.

 

OUTROS ASSUNTOS

 

O STTAMP, no seguimento das condições negociadas com o CA para a retirada do pré-aviso de greve a publicitado em Outubro, aguarda que durante o mês de Janeiro a empresa tome as medidas necessárias para garantir a entrada em vigor do descanso ao Domingo de 3 em 3 semanas para os guarda-freios. Os ditames da tutela e os desarranjos momentâneos do processo de municipalização, não podem continuar a tolher o dia a dia da STCP, e não podemos aceitar que a indefinição seja o nosso "modus vivendi". Desta forma, e se não se registarem progressos nesta situação, teremos que acionar novamente a greve, que produzirá os seus efeitos ainda antes do final do mês de Janeiro para garantir que os compromissos assumidos sejam cumpridos e defender os interesses destes trabalhadores. Quanto ao enquadramento na carreira profissional um conjunto de trabalhadores oficinais aguardamos que o novo orçamento geral de estado permita as promoções na carreira para que seja resposta a justiça desses trabalhadores, compromisso assumido pela empresa. Quanto aos trabalhadores oficinais que estiveram em regime de mobilidade interna, apesar de terminado o período permitido na lei, continuam a exercer as funções, dado existir por parte da empresa o compromisso assumido para pagamento da diferença com retroativos.

 

STTAMP. MAIS PERTO DE QUEM TRABALHA

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

logotipo STTAMP
Informação relacionada
Please reload

Please reload

Arquivo
Procurar por temas