STTAMP
STCP APRESENTA O eBUS. O AUTOCARRO 100% ELÉTRICO
Decorreu no passado dia 20 de Fevereiro a cerimónia de apresentação do novo autocarro 100% eléctrico em fase de testes na cidade do Porto, um evento presidido pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, em suporte à adopção das soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade urbana por parte da STCP.
A cerimónia oficial e aberta ao público contou, ainda, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Presidente da Salvador Caetano Indústria, José Ramos, e do anfitrião do evento, o Presidente do Conselho de Administração da STCP, Jorge Moreno Delgado.
A STCP encontra-se, actualmente, a realizar testes com um autocarro urbano 100% elétrico e zero emissões de CO2 em linhas de serviço público, a que deu o nome de eBUS, prosseguindo a estratégia de desenvolvimento do transporte público com políticas ambientais para uma mobilidade urbana sustentável.
Esteve presente na apresentação do eBUS o Presidente da Direção do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto, que referiu a importância crucial na renovação do parque de autocarros da STCP, SA tendo em conta a idade avançada da actual frota.
Referiu ainda o Presidente da Direção do STTAMP que “a aposta em autocarros 100% eléctricos sem emissões é uma vez mais a demonstração de que a STCP é uma empresa que está sempre na vanguarda do sector dos transportes e da mobilidade das grandes cidade e devem daqui ser retirados contributos positivos para que o exemplo agora apresentado no Porto possa ser impulsionador de um movimento de energias limpas nas cidades Europeias.”
Acrescentou ainda que: “cabe ao Governo e à Área Metropolitana do Porto exigir e apoiar as restantes empresas de transportes que operam na área metropolitana do Porto, nomeadamente as que se encontram abrangidas pelo tarifário intermodal ANDANTE, para o cumprimento de metas para a substituição e modernização de frotas com vista ao seu enquadramento num modelo inovador de mobilidade urbana que se pretende implementar no Grande Porto.”
O eBUS iniciou testes na STCP no dia 6 de Fevereiro, que se estenderão por um período de 6 semanas, com conclusão estimada para meados de Março de 2017.
As linhas seleccionadas para os testes com o eBUS assumem percursos em zonas de tráfego intenso, e em vários horários de modo a maximizar o número de utilizadores com acesso ao eBUS, destacam-se portanto a linha 904 que liga o centro do Porto (partida dos Aliados) com o centro de Gaia (término em Coimbrões), pela ponte do Infante, e a linha 302 que é uma linha circular no centro do Porto, de que se destacam as ligações entre Cordoaria, Boavista, Marquês, Campo 24 de Agosto e Praça D. João I.
O eBUS STCP em testes é um autocarro 100% eléctrico e foi totalmente desenvolvido em Portugal pela Caetano BUS, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto, sendo este modelo denominado de e.City Gold.
Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, desafiou os municípios portugueses a “serem um parceiro nestes projectos, desejando que "dentro em breve este seja um projecto que possamos ver a circular nas ruas das nossas cidades”.
No Porto estamos um passo à frente.
O e.City Gold em testes na STCP é resultado da combinação da conceituada experiência da CaetanoBus no desenvolvimento de autocarros urbanos com carroçaria em alumínio, com a nova geração de veículos Caetano com uma motorização amiga do ambiente e tecnologia Siemens. Equipado com baterias Siemens de última geração e dotado de um sistema de tração eléctrica fiável e eficiente, o e.City Gold, com lotação até 88 passageiros, destaca-se pelas zero emissões CO2, ausência de ruído e redução significativa dos custos de energia e manutenção.
Os testes reais são sempre muito importantes, pois ajudam a perceber pontos a validar ou a melhorar, como sejam a autonomia do veículo e toda a logística necessária para a respectiva operação, a definição de locais de abastecimento, a linhas a considerar para utilização do autocarro, a lotação disponível, serão também tidos em consideração, para além dos aspectos técnicos, a informação dos colaboradores internos e dos clientes utilizadores.
A STCP tem no seu planeamento de investimentos a curto prazo a possibilidade de aquisição de 15 autocarros eléctricos e 282 viaturas a gás natural.