top of page
  • Foto do escritorSTTAMP

GROUNDFORCE - Actualizações Salariais


Caros Associados


O ano de 2022, em particular no período estival que agora termina, consolidou em definitivo a normalização da actividade da empresa. É inequívoco que, e em particular neste período, registaram-se enormes falhas no que respeita às necessidades de recursos humanos, sendo este um problema que carece de atenção urgente, de forma a preparar o número de pessoas necessárias que permita dar resposta a uma actividade que terá certamente continuidade, face aos resultados obtidos no presente ano.

Não obstante e, em resultado de toda a sequência de acontecimentos vividos nos últimos anos, não se verificou qualquer actualização salarial dos trabalhadores, sendo que, nalguns casos, se encontram por corrigir evoluções nas carreiras que motivam perdas substanciais nos rendimentos dos trabalhadores bem como a frustração das espectativas que se encontram garantidas pelo Acordo de Empresa.

Como se não fossem suficientemente gravosos os problemas relatados, que conduziram a empresa a uma situação de insolvência, cujos termos correm ainda em instâncias judiciais, somos novamente vítimas indirectas desta nova ameaça inflacionista e de agravamento do custo de vida que se verifica um pouco por todo o mundo, com particular incidência no espaço Europeu, no qual Portugal, não foge à regra.

No presente, a inflação registada cifra-se nos 9,3%. As estimativas do Banco de Portugal, do Governo e até das instituições europeias, apontam para uma inflação média para Portugal em 2022 muito próximo dos 8%.

Na presente conjectura, considerando que os trabalhadores têm registado ao longo dos últimos anos perdas remuneratórias a que acresce a ausência de actualizações salariais, a perda de poder de compra dos trabalhadores da Groundforce é, sem qualquer margem de dúvida, de enorme impacto.

Pesando os argumentos apresentados, e nunca esquecendo a situação actual da empresa, o STTAMP - Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal, apresentou à Administração da Groundforce uma proposta para actualização em todas as tabelas salariais existentes no Acordo de Empresa para o ano de 2023 que, tendo em conta a situação actual, deverá contemplar a recuperação de rendimentos e do poder de compra.

É nosso entendimento, que a proposta de actualização aqui apresentada, reveste-se, apenas, da elementar necessidade de evitar mais perdas nos rendimentos dos trabalhadores, ajustando desta forma as remunerações ao aumento do custo de vida que se verifica actualmente e com tendência de se agravar no futuro próximo, não invalidando o pedido feito pelo STTAMP de negociação integral do Acordo de Empresa que se encontra parado desde 2019 devido aos problemas que todos conhecemos.


STTAMP. Mais perto de quem trabalha!

logotipo sttamp2020 m.jpg
Informação relacionada
Arquivo
Procurar por temas
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Basic Square
Rua dos Vanzeleres, 269 - 3º
226 096 629
917 950 275
geral@sttamp.org

Obrigado pela sua mensagem. Seremos breves na resposta.

bottom of page