top of page
  • Foto do escritorSTTAMP

Groundforce - Esclarecimento aos associados


integridade

Caros Associados,

No seguimento de algumas considerações tornadas públicas acerca da actuação do STTAMP, cumpre-nos esclarecer o seguinte:

1- Estar afastado da capital significa ter necessidade de conjugar esforços e usar os meios ao nosso dispor de uma forma profícua e ajustada, mantendo a saúde contabilística da nossa/vossa instituição enquanto nos mantemos no caminho da defesa dos vossos direitos e interesses, não querendo isto dizer que não estamos a acompanhar os processos;

2- No acordo de revisão salarial firmado em Outubro de 2017, se bem se recordam, ficou paralelamente acordado que se os resultados de 2018 fossem superiores a 9 M €, os valores inscritos no mesmo para efeitos de aumento seriam revistos obviamente em alta. Ficou ainda assente que se outra organização sindical obtivesse junto da administração condições mais favoráveis que aquelas, os nossos associados seriam abrangidos por elas;

3- Das três questões interpretativas do A.E. que remetemos para acção judicial, duas tiveram resultado desfavorável, nomeadamente no diz respeito aos diferentes parâmetros de avaliações para progressão na carreira definidos pelos acordos de 2007 e 2012, tendo no entanto estas duas questões tido resolução, ainda que tardia, por decisão da empresa após muita insistência desde meados de 2015. Mesmo assim, e porque há um hiato de tempo de cerca de um ano em que os trabalhadores ficaram prejudicados vamos ainda assim interpor recurso desta decisão. Importa sobretudo referir que na questão do absentismo a decisão do tribunal foi-nos totalmente favorável conforme o comunicado anterior, pelo que não havendo pedido de recurso por parte da empresa, definirá desde já o impedimento do uso de um número máximo de dias de absentismo como objectivo individual mais restritivo do que o que está definido pelo A.E., facto que, como todos sabemos, contribuiu para a retenção de tantos trabalhadores, uma vez que lhes depreciou a nota abaixo no mínimo requerido para progredirem; 4- No que diz respeito à questão das anuidades, foi também através de uma acção judicial interposta pelo STTAMP, desta feita na empresa STCP, com o intuito de se recuperarem anuidades, que ficou entendido que, por essa via, não recuperaríamos a anuidade referente a 2011, visto que nessa altura a decisão também não foi favorável. Nesse sentido, regozijamos que o acordo agora alcançado tenha sido precisamente pela anuidade desse ano;

5- Nunca ficámos nem ficaremos contentes com o insucesso de qualquer acção por parte de qualquer Organização Representativa dos Trabalhadores que tenha visado a obtenção ou reposição de direitos ou créditos para esses mesmos trabalhadores. Defendemos a legitimidade das posições de todas essas organizações, mesmo que não concordemos com elas, pois cada uma está mandatada pelos seus membros para zelar pelos seus interesses. Nunca achámos piada assistir a administradores usarem os meios da empresa para de alguma forma denegrirem esta ou aquela ORT, a propósito das suas posições. Nas costas dos outros vemos as nossas!!!

6- Não vamos à luta só com a certeza de ganhar, vamos sim apenas porque é o nosso dever e convicção ir à luta, por mais remota que seja a probabilidade de sucesso. Estamos todos os dias, dirigentes e delegados, na operação, sentindo na pele os motivos pelos quais nos batemos.

Não advogamos estilos de comunicação "trauliteiros", sendo a sobriedade no discurso aquilo que muito certamente mais nos diferencia.

Em conclusão, e especificamente em relação às anuidades, vamos continuar a perseguir uma solução pela via judicial, baseada nos vários pareceres de que dispomos, fundamentados na análise da singularidade da nossa realidade. Este é o nosso compromisso.

STTAMP - Mais perto de quem trabalha

logotipo sttamp2020 m.jpg
Informação relacionada
Arquivo
Procurar por temas
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Basic Square
Rua dos Vanzeleres, 269 - 3º
226 096 629
917 950 275
geral@sttamp.org

Obrigado pela sua mensagem. Seremos breves na resposta.

bottom of page