top of page
  • Foto do escritorSTTAMP

Resultados da reunião entre o STTAMP e a Groundforce


Caros Associados


No seguimento da comunicação anterior, e das questões elencadas e colocadas à administração da Groundforce, decorreu uma reunião entre a empresa e os representantes do STTAMP, com vista a esclarecer as questões que tanto ruido têm causado, nestes difíceis e conturbados tempos em que vivemos.

Às questões colocadas pelo STTAMP, a empresa apresentou as seguintes respostas:

P: Qual o ponto de situação da empresa no que ao processo de insolvência diz respeito?

R: Como é sabido, existe um recurso que aguarda uma resposta por parte do tribunal constitucional, enquanto esta situação se mantiver, não será possível a apresentação do plano de recuperação. Estamos obviamente dependentes de decisão judicial para que o processo avance como desejado.


P: É verdade que, se o processo de insolvência, não estiver resolvido até Abril, a NAS deixa de ser solução? Quais as consequências?

R: Não há uma data estipulada para a qual deixe de haver interesse no negócio por parte da NAS. Naturalmente, como em qualquer negócio, existe uma janela de oportunidade para que o negócio se concretize. Se por algum motivo a NAS desistisse do negócio, voltaríamos ao início e teríamos de recomeçar todo o processo em busca de um novo acionista.


P: É verdade que existe uma lista de cerca de 300 trabalhadores para serem dispensados, em consequência da aplicação do plano de restruturação, e quais os critérios?

R: Não existe qualquer lista pré-definida de trabalhadores a serem dispensados, existe sim a possibilidade de haver rescisões por mútuo acordo onde se espera que com a saída de trabalhadores com o vencimento mais elevado, resultado da sua antiguidade, permita a empresa baixar significativamente o custo com pessoal e a média de idades e assim tornando-a mais competitiva.


P: Que acções ou soluções apresentam para resolver os constantes problemas de falta de recursos humanos, equipamentos e outras falhas de material?

R: Sobre este tema é importante salientar que apesar de continuar o processo de recrutamento e da aquisição de novos equipamentos, não tem sido possível atingir os números desejados, no que a Recursos Humanos diz respeito, o mercado não é apetecível pelos motivos que conhecemos, e quanto a GSE tem havido uma grande dificuldade de entrega de equipamentos novos por parte dos fabricantes.


Por fim, pretendemos saber para quando está previsto o início das reuniões de negociação da revisão salarial.

R: Prevê-se que as reuniões de negociação da revisão salarial tenham início em meados de Fevereiro.


Perante os esclarecimentos obtidos, não podemos deixar de manifestar o nosso descontentamento, tendo em conta o impasse, que adia a mais do que necessária revisão da matéria salarial, mas também porque, apesar de estar cabalmente demonstrado que a Groundforce é uma empresa viável, tardam em ser concretizadas medidas que realmente garantam a continuidade e reforço da actividade da empresa, garantindo também, por esta via, o seu futuro e a estabilidade profissional dos trabalhadores.


STTAMP. Mais perto de quem trabalha!

logotipo sttamp2020 m.jpg
Informação relacionada
Arquivo
Procurar por temas
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Basic Square
Rua dos Vanzeleres, 269 - 3º
226 096 629
917 950 275
geral@sttamp.org

Obrigado pela sua mensagem. Seremos breves na resposta.

bottom of page