STTAMP
STCP,SA - Informação aos trabalhadores
Informamos os nossos associados que a nossa luta já produziu efeitos, mas ainda não estão contempladas de forma satisfatória, as pretensões dos trabalhadores.
Na última terça-feira fomos convocados para reunião na STCP, SA. A empresa apresentou as respostas às reivindicações por nós apresentadas, e com o intuito de evitar a greve apresentou as seguintes soluções:
Descansos fixos ao sábado
A empresa reconhecendo que tem sido o STTAMP o porta estandarte desta regalia, concede desde já 10(dez) vagas de descanso fixos ao sábado e mais 5(cinco) vagas de descanso fixo ao domingo, e concede que esta regalia possa vir a ser plasmada no AE, embora com algumas condições.
Trabalhadores em Mobilidade Interna
Como por magia e depois da emissão do pré-aviso de greve a tutela sectorial APROVOU E AUTORIZOU o novo enquadramento dos profissionais no regime de mobilidade, mas falta ainda a aprovação das Finanças. Ora o STTAMP quer garantias claras por parte do CA que as propostas em apreço serão viabilizadas, tanto para estes como para os cinco oficinais que continuam sem enquadramento funcional e de carreira e que deveriam merecer mais respeito daqueles a quem compete decidir.
Descanso ao domingo de 3 em 3 semanas para Guarda-Freio
O STTAMP, é bom lembrar, foi a primeira organização sindical a conseguir esta regalia para os Motoristas, e desde essa altura avisamos a STCP que o mesmo teria que ser aplicado aos Guarda-Freio. Até agora a empresa escudou-se na falta autorização da tutela para contratar mais profissionais, mas entendeu esta semana fazer um pedido extraordinário para admissão de motoristas e contemplar também Guarda-Freio. Julgamos que chegou a hora de a empresa se comprometer com uma solução, em vez de continuar a protelar o problema.
Horários e novos local de rendição
Fomos ainda informados que, conforme pretensão do grupo de trabalho para a alteração de horários e demais problemas que afetam a operação, acedeu já a criar um local de rendição em Campanhã.
Tal como acima transmitido, alguns avanços foram conseguidos, mas não chegamos a acordo, desta forma informamos a empresa que se não houver outro tipo de garantias e compromissos vamos manter a greve tal como estabelecido no pré-aviso.
SNM ultrapassado pela realidade
Num comunicado conjunto emitido ontem por outras ORT's vem publicitado aquilo que o STTAMP conseguiu na última semana, agradecemos a deferência, mas nós próprios o fazemos. Será que estas organizações quiseram promover um exercício de propaganda para iludir os mais incautos e desatentos? Já diferente foi um comunicado do SNM que critica a postura do STTAMP por adotar a greve como forma de luta. Ora que o SNM perdeu protagonismo e liderança desde 2005... é óbvio; que o SNM tem perdido associados e base de apoio... é uma realidade; que tenha perdido a clarividência e o bom senso é que se torna mais preocupante, desta forma só se compreende o teor daquele documento por desespero e dado que se sentem ultrapassados … pela realidade
Nunca os sindicatos SNM, SMTP e SITRA correram tanto para reunir com o CA como agora, efeitos do pré-aviso de greve, só por isso o mesmo já valeu a pena.
STTAMP: MAIS PERTO DE QUEM TRABALHA
Comentarios