top of page
  • Foto do escritorSTTAMP

TAP Portugal - Atribuição de prémios


TAP STTAMP

Caros Associados e Amigos,

Como tem sido amplamente divulgado, a TAP decidiu proceder ao pagamento de um prémio a alguns trabalhadores cujo valor total ascende a 1 117 000,00€.

O STTAMP demonstra a sua total estupefacção com a atribuição deste prémio por parte do Conselho de Administração da TAP, SA, principalmente num momento em que o exercício de 2018 apresenta um resultado negativo de 118 000 000,00€.

Acresce ainda o facto de, recentemente a TAP ter colocado às organizações representativas dos trabalhadores a possibilidade de uma alteração à fórmula de comparticipação do seguro de saúde do agregado familiar dos colaboradores, no qual o ónus e encargos oriundos da revisão dessa fórmula seriam integralmente suportados pelos trabalhadores da empresa. Esta atitude, da inteira responsabilidade do actual Conselho de Administração da TAP, não reúne o entendimento e consentimento trabalhadores e tem sido objecto de profunda revolta e indignação.

Estas medidas mescladas demonstram a total falta de decoro e vergonha, por parte de quem dirige os destinos da TAP.

Consideramos esta situação totalmente inusitada e só possível porque o accionista maioritário (o Estado Português) negligencia e se exime em absoluto do seu dever de fiscalização preventiva da empresa, deixando os destinos da “NOSSA” TAP aos critérios de gestores com créditos pouco firmados em Portugal.

Considerando ainda as recentes declarações do Ministro responsável pela empresa: “Este procedimento constitui uma quebra da relação de confiança entre a Comissão Executiva e o maior accionista da TAP, o Estado Português.”

O governo, ultrapassado pelos acontecimentos, solicitou a convocatória, com carácter de urgência para esclarecimento de todo o processo, tendo em conta o dever de informação a que a Comissão Executiva da TAP está obrigada, nos termos do "acordo parassocial e da legislação em vigor”.

Ora se a tutela e a TAP julgarem haver disponibilidade financeira para distribuir este prémio, o STTAMP exige que o mesmo seja distribuído por todos os trabalhadores e não só por alguns, principalmente por aqueles que mais contribuíram para os resultados apresentados.

Caso se confirme o prémio e a sua distribuição nos termos atuais, a direção do STTAMP dará voz à indignação patenteada pela grande maioria dos trabalhadores, e tomará as medidas necessárias e convenientes para defender os seus legítimos interesses.

Os trabalhadores que diariamente dignificam a TAP e todos os Portugueses merecem que a companhia aérea nacional seja bem gerida, o que manifestamente não tem acontecido desde há muitos anos.

STTAMP - Mais perto de quem trabalha

logotipo sttamp2020 m.jpg
Informação relacionada
Arquivo
Procurar por temas
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Basic Square
Rua dos Vanzeleres, 269 - 3º
226 096 629
917 950 275
geral@sttamp.org

Obrigado pela sua mensagem. Seremos breves na resposta.

bottom of page