top of page
  • Foto do escritorSTTAMP

VIAPORTO - Negociações do Acordo de Empresa


Caros Associados e Trabalhadores da VIAPORTO

Como é do conhecimento de todos, realizaram-se nos últimos meses várias reuniões com vista à revisão salarial do Acordo de Empresa que alcançou a sua conclusão em Outubro de 2021.

O STTAMP firmou um acordo com a empresa que, em nosso entender, estabelece uma estabilidade aos trabalhadores, quer no que diz respeito à matéria salarial resultante deste compromisso, quer também nas alterações introduzidas nos níveis constantes nas grelhas salariais das categorias profissionais que, na maioria dos casos produz ganhos significativos no imediato e num futuro próximo que, desta forma fica firmado até 2025.

Em termos gerais, do acordo agora alcançado importa reter o seguinte:

  • Em 2021 será pago aos associados do STTAMP um valor de 145,00€, a título de prémio de assinatura que, de certa forma, vem equilibrar a ausência de aumentos na remuneração do ano corrente, tendo em conta o aproximar do final do ano.

  • A partir de 1 de Janeiro de 2022 será aplicada a nova grelha salarial que produzirá os seu efeitos até 31 de Março de 2025, com actualizações definidas anualmente e com referência ao mês de Janeiro de cada ano.

  • Importa referir que, aos valores descritos na nova grelha salarial, será ainda acrescentado o valor da inflação registada no ano anterior - IPC – Índice de Preços no Consumidor (sem habitação).

  • Será criado um grupo específico na grelha salarial para os Maquinistas do SMLAMP.

  • Será também criado, a partir de 2024 o nível 8 na grelha salarial.

O STTAMP pauta-se por objectivar negociações com alcance positivo, promovendo em qualquer estrutura propostas construtivas que melhor resultados propiciem aos trabalhadores em geral e aos seus associados em particular. Deste modo e, considerando que possa não haver total concordância em relação ao acordo alcançado por parte das restantes organizações sindicais representantes dos trabalhadores da empresa, é imperativo que seja aplicado o princípio da filiação, nos termos da legislação laboral vigente, fazendo que o acordo subscrito só possa ser aplicado aos associados do STTAMP.

Complementarmente ao acordo estabelecido, o STTAMP conseguiu ainda o compromisso da VIAPORTO de rever a organização do tempo de trabalho dos Maquinistas logo que consiga reunir um número significativo de associados desta categoria.

Estamos conscientes de que todos os esforços foram feitos para que fosse alcançado o melhor acordo possível para os trabalhadores, tendo em conta a conjectura actual, sendo certo que iremos sempre acompanhar de perto a evolução de cada situação em particular procurando sempre as melhores soluções que visem a promoção de entendimentos favoráveis aos trabalhadores.

O STTAMP encontra-se disponível para esclarecer eventuais dúvidas que possam subsistir quanto à aplicação da grelha salarial, tendo em conta as variáveis que podem resultar do impacto dos cenários previstos em termos de inflação nos próximos anos.

Estamos certos que existe neste momento muita desinformação e cabe, portanto, aos trabalhadores obter informação fidedigna junto do Sindicato e dos seus representantes.

De modo a que cada trabalhador possa avaliar as condições salariais que resultam deste acordo anexamos a esta informação a grelha salarial dos níveis e categorias profissionais, onde ainda podem ser estudados os pressupostos baseados no factor da inflação que também consta da respectiva grelha.

Assim os trabalhadores podem simular os diversos cenários e verificar no momento quais os impactos nos aumentos salariais.

A titulo exemplificativo, estima-se que IPC para 2021 pode situar-se entre 1,2% e 1,5%, sendo portanto esse o valor a preencher na tabela de pressupostos que, automaticamente irá aplicar aos valores reais do vencimento, podendo fazer introdução de valores semelhantes nos anos seguintes e assim verificar em todo o horizonte temporal em que vigora o acordo.

Caso ainda subsistam dúvidas estamos disponíveis para esclarecer todos os associados em qualquer altura.

Grelha Salarial para download:

Grelha Salarial STTAMP - VIAPORTO com IPC
.xlsx
Download XLSX • 33KB

Apelamos aos associados e restantes trabalhadores interessados que não se deixem influenciar pela desinformação e pela demagogia e populismo pautando-se pela obtenção de informação credível e factual.

STTAMP. Mais Perto de quem trabalha.


logotipo sttamp2020 m.jpg
Informação relacionada
Arquivo
Procurar por temas
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Basic Square
Rua dos Vanzeleres, 269 - 3º
226 096 629
917 950 275
geral@sttamp.org

Obrigado pela sua mensagem. Seremos breves na resposta.

bottom of page