top of page
  • Foto do escritorSTTAMP

STCP,SA - Informação aos associados


NEGOCIAÇÕES DE REVISÃO DO SEP (Sistema de evolução profissional)

Informamos os nossos associados que o STTAMP e a STCP iniciaram já o processo de revisão do SEP, sendo que na passada segunda-feira dia 28/09/2019 foi realizada a primeira reunião com o responsável da área de Recursos Humanos. Nesta primeira fase, a empresa pretendeu obter das organizações sindicais, propostas que se possam consubstanciar em alterações definitivas, mas alertou para o facto de não estar em causa uma mudança radical do atual documento. O STTAMP defende que devem ser corrigidas algumas situações que distorcem a evolução e enquadramento de muitos profissionais. Neste sentido apresentamos várias propostas, das quais destacamos as seguintes:

• Necessidade de ser efetuado um novo enquadramento funcional em algumas categorias profissionais de forma a que as tarefas desempenhadas correspondam à realidade atual e que a sua evolução nas respetivas carreiras se torne mais justa e motivadora. • Inserção de novos mecanismos de avaliação e enquadramento para os trabalhadores que por motivos alheios à sua vontade não possam exercer as suas funções de origem (.. fora de funções), de forma a que estes não sejam prejudicados na progressão da carreira, aliás, assunto este que já tinha sido oficializado junto da empresa alertando para esta injustiça. • Contabilização como tempo de trabalho efetivo para efeitos de avaliação e progressão, nos casos de baixa por acidente de trabalho, para evitar uma dupla penalização para o trabalhador • Atendendo a que existe um grande número de colaboradores que se encontram já no topo das suas carreiras e existindo ainda um longo percurso profissional, propusemos o acrescento de um grupo salarial em todas as carreiras. O STTAMP acredita que estas, entre outras propostas que efetivou, são justas e merecem crédito por parte dos trabalhadores.

REVISÃO DO AE (Acordo de empresa)

Não foi ainda abordado, mas está para breve a revisão do AE. Neste capítulo estamos cientes das dificuldades, mas é tempo de os trabalhadores recuperarem parte do poder de compra perdido ou retirado nos últimos anos.

Desde já advertimos a empresa que não aceitaremos aumentos salariais como os praticados na última negociação. O STTAMP não aceitará aumentos diferenciados. Desta forma destacamos algumas das nossas propostas:

• Diuturnidades de 2 em 2 anos com a última a ser aplicada a partir dos 28 anos de empresa. Proposta já aceite pela empresa em Acordo de Princípio na última revisão, mas que por inércia de outros sindicatos, não foi efetivada. • Aumentos em todas as rubricas de expressão pecuniária no valor de 5%. • Atualização e posterior inclusão na tabela salarial de todos os complementos salariais, tendo em conta que os mesmos são remunerações constantes e permanentes pagas a 14 meses. • Atribuição de um subsídio de horários irregulares para os trabalhadores adstritos a este regime • Acréscimo de 25% na renumeração por trabalho prestado ao fim de semana (sábado e domingo) • Criação de horário de trabalho com 2 descansos semanais no movimento, para trabalhadores que de forma voluntária a eles adiram. • Deve a STCP providenciar junto do ministério de saúde a possibilidade dos seus trabalhadores de forma voluntária, poderem aderir ao regime especial de assistência à saúde (ADSE). • Atribuição do passe andante. • Horários flexíveis (entre 30minutos e 1 hora) para os trabalhadores que desempenhem atividades que pela sua natureza permitam realizar esse regime horário. Desta forma nestes casos eliminava-se a tolerância de ponto.

Não iremos “pedir” a inclusão de um percentual do Agente Único na tabela, como pretende fazer outra organização, porque já temos 8% incluídos desde 2005. Nunca é tarde para emendar o erro que cometeram e ficamos sensibilizados por nos darem razão.

O SMTP emitiu um comunicado, que mais parecia uma caixa de eco, onde tecia considerações descabidas acerca da nossa postura que, lembre-se, resultou em ganhos efetivos para os trabalhadores, inclusive para os associados do SMTP. Não queremos acreditar que depois de obrigados a escolher um AE, o SMTP se tenha tornado na “muleta” do SNM e que os seus dirigentes tenham agora necessidade de prestar vassalagem a quem há muito pouco tempo criticavam ferozmente… sinais do tempo e da força do STTAMP.

Juntos somos mais fortes!

STTAMP. MAIS PERTO DE QUEM TRABALHA

logotipo sttamp2020 m.jpg
Informação relacionada
Arquivo
Procurar por temas
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Basic Square
Rua dos Vanzeleres, 269 - 3º
226 096 629
917 950 275
geral@sttamp.org

Obrigado pela sua mensagem. Seremos breves na resposta.

bottom of page